No Senado, Mapa participa de debate sobre sustentabilidade e soberania alimentar
O avanço tecnológico da agropecuária brasileira levará a uma transformação social e econômica
Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Renata Miranda, destacou que os temas em pauta são bandeiras do governo e do ministério. “Nós, no Mapa, entendemos que a transformação tecnológica da agropecuária brasileira nos levará a uma transformação social e econômica. E é nesse sentido que a gente trabalha, focando em ações que não sejam pontuais mas olhando a complexidade das ações regulatórias e indutoras que nós temos que promover”, comentou.
O Mapa vem desenvolvendo um trabalho no sentido de agregar valor e qualidade aos alimentos produzidos por milhares de agricultores nos diferentes biomas brasileiros. Entre as principais iniciativas estão o Programa Nacional de Bioinsumos, que vem aumentando a disponibilidade de produtos biológicos, mudando a matriz de insumos da agropecuária brasileira e os programas Carbono+Verde, de Recuperação de Pastagens Degradadas e os planos de desenvolvimento territoriais Nordeste+Sustentável e Amazônia+Sustentável, que, a partir da preservação da cultura e do ecossistema local, proporcionam arranjos produtivos com os diferentes instituições que atuam nesses territórios, gerando emprego e renda.
“São todos programas estruturantes que aceleram a transição tecnológica e que a gente às vezes não associa, mas estão relacionados à produção de alimentos e com a luta contra a insegurança alimentar”, complementou a secretária.