Caravana Federativa
Ministério realizou mais de 280 atendimentos aos gestores locais
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou da terceira edição da Caravana Federativa, em Porto Alegre (RS), nos dias 19 e 20 de outubro. A iniciativa visa promover a interação e a articulação institucional entre o governo federal, estados e municípios de modo a viabilizar a cooperação das ações, estabelecendo um canal permanente de proximidade e de informação, além da prestação de serviço entre os ministérios, órgãos públicos e entes federativos.
No estande do Mapa, um dos mais visitados, foram realizados aproximadamente 280 atendimentos aos prefeitos, secretários e gestores do estado que buscavam informações e orientações sobre os programas e projetos desenvolvidos pelo ministério.
A agenda reiterou o comprometimento do Mapa com as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, o incentivo à agropecuária brasileira, bem como a promoção das linhas de financiamentos aos produtores rurais.
Representando o Mapa, o coordenador-geral de Apoio às Superintendências (CGAS/ Mapa), Oziel Oliveira, avaliou que as caravanas têm contribuído para ampliar o diálogo entre os governos locais e federal.
“A Caravana Federativa Rio Grande do Sul foi um momento ímpar para o atendimento aos prefeitos, secretários e demais gestores públicos. A ação permite levarmos os serviços da plataforma do ministério para todo o país com eficiência e assim, colaborarmos na implementação de políticas públicas. E com isso, quem ganha são os produtores rurais, gerando emprego e renda no campo”, ressaltou.
Além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, acompanharam o evento o superintendente de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA/ RS), José Cleber Dias Souza e servidores do Mapa.
Caravana Federativa
A ação promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República atua como uma política de Estado com o propósito de ampliar o diálogo entre os entes municipais e estaduais em um ambiente único na busca de soluções aos desafios locais enfrentados pelos gestores em suas respectivas áreas.
A primeira edição aconteceu em agosto deste ano, na Bahia, e reuniu representantes de 34 ministérios, além de outras entidades do Executivo Federal. O Rio de Janeiro (RJ) também já recebeu o evento.
A próxima edição deve acontecer nos dias 9 e 10 de novembro, em Palmas (TO).
Fonte: MAPA