São oferecidas dez vagas para o curso stricto sensu, que é nota 4 pelo sistema de avaliação da Capes
O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebe inscrições até 31 de outubro para processo seletivo 2024 do mestrado stricto sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos – confira o edital.
São oferecidas dez vagas e os selecionados poderão optar entre 17 linhas de pesquisa, incluindo temas como microbiologia de alimentos, desenvolvimento de produtos e de sistemas de embalagem e aproveitamento de subprodutos da agroindústria através de bioprocessos para obtenção de ingredientes funcionais, bioativos e seguros.
Além de prova escrita em 27 de novembro, que terá lista de aprovados divulgada dois dias depois, haverá arguições e análise de currículos entre 4 e 6 de dezembro, com divulgação do resultado final em 7 de dezembro e início das aulas em 4 de março de 2024.
Atendimento às demandas da sociedade e do mercado
Com nota 4 pelo sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o mestrado do Ital teve início em 2015 e conta com corpo docente composto por pesquisadores altamente qualificados e experientes.
Além de ter atividades teóricas e práticas dentro de uma instituição de referência nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, que acaba de completar 60 anos de história, o curso é focado no desenvolvimento de produtos inovadores que priorizam a segurança, a saudabilidade e a sustentabilidade, levando em consideração o contexto global da indústria alimentícia.
“Trata-se de uma grande oportunidade para graduados evoluírem em sua carreira acadêmica e estarem melhor preparados para atuar junto ao setor produtivo ou a instituições de ensino e pesquisa”, frisa Silvia Tfouni, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Ital, que também é pesquisadora do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Instituto.
Sobre o Ital
Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.
Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.
Por Jaqueline Harumi – MTb 59.960/SP
Núcleo de Comunicação Científica do Ital
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo