DESTAQUES DO DIA

Instituto de Pesca mostra a importância da pesquisa no cenário do agronegócio do pescado

Entre 24 e 26 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou da maior feira de negócios do setor de pescado, a Seafood Show Latin America, realizada no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.


Diretora do Instituto de Pesca no Podcast Seafood Brasil

Promovida pela Francal Feiras, maior promotora de eventos de negócios, e pela Seafood Brasil, plataforma de conteúdo e informação para o mercado, a segunda edição do evento teve mais de cinco mil metros quadrados de área expositiva; contou com cerca de 100 marcas de nove países, aproximadamente 40 palestrantes em sua extensa e rica programação, muita oportunidade de networking, negócios e aprendizagem junto a expositores e profissionais que participaram dos talk shows.

Um dos grandes destaques desta edição foi a inclusão de um novo e inovador canal de comunicação da feira, o Podcast Seafood Show, que contou com a participação do pesquisador do IP Fabio Sussel, que é também um comunicador talentoso da instituição.

Sussel foi quem, junto à mediadora Letícia Baptiston, conversou com a diretora-geral do Instituto, Cristiane Neiva, que falou sobre diversas ações institucionais relacionadas ao incentivo do consumo de pescado, como, por exemplo, o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, do qual é coordenadora de comunicação. Para Sussel, participar desta novidade da feira “foi uma oportunidade incrível de se comunicar com o público de food service e varejo”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, participou da cerimônia de abertura da feira, ressaltando sua relevância para o setor. “É um evento exemplo aqui para o Estado de SP, e vai contar cada vez mais com o apoio da Secretaria”, destacou Piai. A abertura contou também com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, que disse estar o MPA empenhado em “incluir peixe na cesta básica do brasileiro e isentar os pescados de taxações”. Participaram ainda grandes agentes e decisores nacionais e internacionais do setor como Márcio Milan, da Associação Brasileira dos Supermercados, Luizinho Hirata, presidente da Abrasel SP e da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa; Roberto Imai, da SIPESP E COMPESCA-FIESP, Francisco Medeiros, da Peixe BR, Marilza Fernandes, da Peixe SP, Cristiane Neiva, diretora-geral do IP, entre outros nomes.

Premiações Seafood

O segundo dia da Seafood Show Latin America foi muito esperado pelo público da feira, sobretudo para o evento Global Reception, um coquetel de confraternização, no qual foram anunciados os vencedores de duas premiações da feira: Prêmio Seafood Innovation Show e 2º Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil.

Além de participarem como jurados dos dois prêmios, a diretora-geral, Cristiane Neiva, e o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do IP, Marcelo Ricardo, tiveram a honra e emoção de apresentarem os vencedores na noite de expectativas.

Premiação Melhores Peixeiros do Brasil

Neiva entregou certificados a todos os participantes do Prêmio Melhores Peixeiros do Brasil, que objetiva reconhecer e valorizar peixeiros e peixeiras do país, visando estimular a exposição adequada de pescado no ponto de venda e promover o incentivo ao consumo. Já Marcelo Ricardo, anunciou a empresa Brazilian Fish como o primeiro lugar do Prêmio Seafood Innovation Show, e destacou a importância de participar desta ação e da feira, ressaltando a relevância da inovação e seu impacto no setor.

 

Pesquisa e setor de pescado em sinergia

No estande do Instituto de Pesca, montado na Seafood Show Latin America, foram expostas duas ações de pesquisa, o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, que tem como missão promover e aumentar o consumo de pescado, e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Sanidade na Piscicultura.

Também tiveram espaço os dois eventos estratégicos da instituição, o inovador Agrifutura Pescado, que se propõe a trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo; e o Tem Peixe na Vila, festa anual do pescado aberta à sociedade paulista, que objetiva incentivar o consumo, promover e fortalecer todos que trabalham com pescado, além de conscientizar a população sobre a cadeia produtiva e as pesquisas do Instituto. Vale destacar que a segunda edição ocorrerá nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2024.

Para a diretora-geral do IP, Cristiane Neiva, a participação do Instituto no evento “foi fundamental para a aproximação do corpo técnico com empresas e indústrias que comercializam e industrializam diferentes espécies provenientes da pesca e aquicultura nacional e da América Latina”.

Por Gabriela Souza

Instituto de Pesca

Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

 

Imagens: Núcleo de Comunicação Científica

Informações à imprensa

Instituto de Pesca – Núcleo de Comunicação Científica

Celular e WhatsApp: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Instituto de Pesca mostra a importância da pesquisa no cenário do agronegócio do pescado

error: Conteúdo protegido!