Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo: últimos dias para inscrever suas amostras

Concurso que visa promover e fortalecer a cultura do café nas regiões produtoras do Estado de São Paulo encerra o prazo de inscrições em 17 de outubro de 2023

 

Em sua vigésima segunda edição, o Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” busca promover e divulgar os cafés do Estado para os mercados interno e externo. Lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, este ano, no dia 24 de maio, no Instituto Biológico, o certame quer valorizar produtos de excelência, que vêm sendo cultivados pelos produtores paulistas.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, além dos ganhos econômicos com a alta da produtividade, a melhora nas lavouras deve também se refletir na atual edição do Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo”. “Nosso foco é agregar valor ao produto, divulgar a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura de São Paulo junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia. O Estado inteiro tem aptidão para o plantio de café, é a nossa cultura mais nobre. Com pesquisa, investimento e vontade do produtor, podemos ir muito longe ainda”, destacou o secretário.

Podem se inscrever e concorrer quaisquer cafeicultores do Estado de São Paulo, com amostras de café produzido no ano safra. As amostras devem ser entregues, preferencialmente, na Regional da CATI de seu respectivo município. Cada produtor poderá participar do concurso com apenas uma amostra em cada modalidade que concorrer. A inscrição é isenta de taxas.

Os produtores interessados em participar submetem amostras de seus cafés para avaliação de especialistas, que fazem a degustação cega dos cafés inscritos. No ano passado, foram cerca de 200 amostras competindo. Na atual edição do concurso, os organizadores esperam que sejam quase 500 inscritos.

O prazo final para entrega das fichas de inscrição e amostras dos cafés nas Regionais da CATI foi estendido para dia 17 de outubro. As amostras serão codificadas após inserção dos dados cadastrais em sistema informatizado, que manterá sigilo absoluto até a classificação final. A prova das amostras se dará de 22 a 26 de outubro, e a cerimônia de premiação, no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, será realizada em 22 de novembro.

 

Categorias e Premiação

O Concurso Estadual será realizado em diferentes categorias, sendo Categoria 1 – Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural), Categoria 2 – Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado), Categoria 3 – Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado) e a Categoria 4 – Coffea arabica – Orgânico – independente da via de processamento.

Todas as amostras que atingirem nota mínima de 80 pontos, segundo as notas de Qualidade Global – QG, de cada categoria, receberão certificados e formarão uma Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, com divulgação no site oficial da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição, que deve ser entregue preenchida na Casa da Agricultura mais próxima.

 

Fonte: Centro de Comunicação Rural da CATI

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo: últimos dias para inscrever suas amostras

error: Conteúdo protegido!