DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: produção mundial e também a brasileira crescem apenas 1% em 2024, aponta o USDA

Em suas primeiras projeções sobre a produção mundial de carne de frango em 2024, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima incremento maior que o dobro do que vem sendo previsto para 2023 (menos de meio por cento) mas, ainda assim, de apenas 1% sobre o corrente exercício. A mesma tendência é aplicada a produção brasileira que, assim, chegaria aos 15,050 milhões de toneladas.

Mas o que chama a atenção neste levantamento do USDA é a perspectiva de a China vir a registrar queda de 3% na produção do próximo ano. Isto depois de registrar incremento em torno de “zero” no corrente exercício. E o retrocesso (assim como a estagnação) têm como causa a Influenza Aviária. Não só por afetar a produção, mas também porque reduziu a importação de reprodutores fornecidos por países afetados pela doença.

Frente a essas ocorrências, o Brasil firma-se ainda mais como segundo produtor mundial de carne de frango, pois a diferença brasileira de pouco mais de 1% à frente da produção chinesa, tende a subir no ano que vem para 8,5%.

Notar, de toda forma, que os números do USDA para a China levam em conta apenas a produção oriunda das linhagens híbridas modernas. Ou seja: considerado também o frango caipira chinês, o volume total daquele país supera até mesmo o dos EUA (mais de 25 milhões de toneladas em 2023, segundo a FAO).

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: produção mundial e também a brasileira crescem apenas 1% em 2024, aponta o USDA

error: Conteúdo protegido!