DESTAQUES DO DIA

Secretaria de Agricultura se reúne com Superintendência Federal para debater inclusão ao SISB e influenza aviária

A importância da inclusão do Estado de São Paulo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISB/POA), foi um dos temas debatidos, na quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Agricultura. A reunião técnica, presidida pelo secretário Antonio Junqueira, contou com a participação de médicos-veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da SAA, e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).

“Fortalecendo o desenvolvimento do Estado com o selo de inspeção estadual SISB, São Paulo servirá de exemplo para outros locais. O sistema corrige injustiças com empresas e municípios paulistas que querem vender seus produtos para todo o País, o que hoje não é possível. Isso melhora o faturamento, fortalece o setor agroindustrial e a geração de empregos no Brasil”, conclui o secretário.

A Portaria SDA nº 547, publicada em 2022, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de São Paulo (SISP), da SAA para adesão ao SISBI-POA, do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

Para conferir um selo de equivalência e estampar o selo do SISB em seus produtos, o estabelecimento que hoje é registrado junto ao SISP, precisa manifestar sua intenção junto ao serviço de inspeção estadual. “Essa ampliação no escopo é um dos objetivos desde que São Paulo conseguiu a equivalência ao sistema nacional. Uma vez que a conquistamos, passamos a estimular o setor a produzir cada vez mais e melhor”, acrescentou Wander Dias, médico-veterinário que responde pelo sistema estadual.

Na ocasião, também foram debatidos assuntos relacionados à sanidade avícola no Estado, no âmbito da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, que em São Paulo, conta com 49 casos positivos, todos em aves silvestres. Dentre os tópicos abordados, uma política de cooperação entre a agricultura e demais pastas como a de saúde e de meio ambiente. “É um trabalho de controle e prevenção que necessita da colaboração de todos os envolvidos”, comentou Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da CDA.

Estiveram presentes, José Luiz Fontes, coordenador de relações institucionais da SAA, Guilherme Campos, superintendente de Agricultura de São Paulo, João Gustavo Loureiro, diretor do Centro de Inspeção em Produtos de Origem Animal (CIPOA), Wander Dias, gerente do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal de São Paulo (SISBI-SP) e Paulo Blandino, gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretaria de Agricultura se reúne com Superintendência Federal para debater inclusão ao SISB e influenza aviária

error: Conteúdo protegido!