IP oferece formação prática para alunos de cursos de graduação
O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, disponibiliza programas de estágio curricular em suas unidades de pesquisa. Essas oportunidades oferecem aos estudantes a possibilidade de adquirir experiência profissional, permitindo que universitários desenvolvam habilidades e ampliem seus conhecimentos em um ambiente altamente especializado.
Durante o período de estágio, o aluno tem a chance de imergir no ambiente de trabalho real, por meio de aprendizagem educacional, social, profissional e cultural. Essas vivências são realizadas sob supervisão técnica de especialistas do Instituto de Pesca.
O Estágio Curricular é uma etapa obrigatória para a conclusão de curso e não é remunerado (seguem as normativas da Lei nº 11.788 de 25/09/2008). As despesas, como alimentação, transporte e hospedagem são de responsabilidade do estudante.
As vagas são oferecidas periodicamente para os municípios de São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, Pirassununga, Ubatuba, Cananéia e Campos de Jordão. De acordo com a diretora geral do Instituto, Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, “a oferta é importante para a instituição e para os alunos, na vivência e no amadurecimento propiciado pelas atividades de estágio, que na maioria das vezes se relaciona à temática dos diferentes projetos de pesquisa hoje realizados, preparando e estimulando o estudante para o mercado de trabalho e para a continuidade nas atividades acadêmicas com a pós-graduação”.
Convênios com instituições de ensino
Para participar do estágio curricular do IP, é necessário que tenha sido celebrado o convênio/acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura/IP-APTA, e a instituição de ensino.
O Convênio poderá atender os alunos matriculados em cursos de graduação (áreas de Ciências Biológicas e correlatas) da instituição de ensino, que esteja em convênio com o Instituto de Pesca nas cidades de São Paulo, Santos, Ubatuba, Cananéia, Campos do Jordão, São José do Rio Preto e Pirassununga.
Dentre as instituições de ensino já conveniadas com o IP, incluem-se a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Espírito Santo, entre outras.
Saiba mais informações acessando aqui.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Por Andressa Claudino
Informações à imprensa
Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza
Cel.: (11) 94147-8525
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo