O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda realizou, nesta quarta-feira (27), palestra sobre estratégias de controle do psilídeo no Workshop Internacional de manejo do greening, em Valência, na Espanha.
De acordo com o pesquisador, o greening ainda não está presente na Europa. No entanto, é preciso reforçar as informações e conhecimento para evitar a entrada da doença no país. “Levei informações sobre rotacionar com diferentes modos de ação. Também alertei sobre o uso de outras técnicas de controle do psilídeo, como o óleo mineral e o caulim processado, medidas que auxiliam no combate ao inseto vetor do greening. Além disso, estudos em andamento avaliam outros métodos de controle para serem integrados, como os inseticidas biológicos e botânicos”, afirma.
O Workshop tem como objetivo fornecer atualização sobre prevenção, mitigação e controle da doença, além de discutir sobre os avanços de resistência genética ao greening no projeto Pre-HLB (Prevenção da epidemia do greening para assegurar a sobrevivência de citros na Europa), um projeto internacional, que conta com a participação de 24 instituições, que visa estudar medidas eficientes de controle para evitar a entrada da doença na Europa.
Também estiveram presentes no Workshop o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, a pesquisadora Mônica Alves e os pesquisadores Nelson Wulf e Juan Arenas.
O evento é organizado pelo pesquisador e líder do projeto Pre-HLB, Leandro Peña, e reuniu profissionais e especialistas do setor de diversos países.
Fonte: FUNDECITRUS