DESTAQUES DO DIA

Estado de São Paulo mobiliza mais de 12,2 mil pessoas para discutir segurança alimentar

No total, 175 cidades atendaram a convocação do Estado e realizaram as conferências municipais e livres

O Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e da Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, mobilizou 175 cidades para realizar as conferências municipais e livres de segurança alimentar e nutricional, de maio a julho deste ano. A etapa é parte integrante da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan-SP), que ocorrerá em 27 e 28 de setembro, em Barretos, interior de São Paulo.

O principal objetivo dos encontros foi discutir a política pública de segurança alimentar para a execução do 2º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, além de discutir propostas e eleger delegados para as etapas regionais, encerradas no último dia 31 de agosto, e posteriormente as etapas Estadual e Nacional, respectivamente.

Foram mais de 12,2 mil pessoas envolvidas diretamente nos territórios, e encaminharam mais de 2,6 mil propostas que foram discutidas em 3 eixos prioritários. Com o tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, a população paulista discutiu ações concretas para combater o problema tão grave da insegurança alimentar.

Para o presidente do Consea/SP, João Dornellas, o momento de participação e democracia promovido pelas conferências será fundamental para que o Estado de São Paulo avance em ações concretas e que atendam os mais vulneráveis. “Os diálogos aconteceram em várias partes do estado, respeitando a particularidade de cada região”, destacou.

Já a coordenadora da Cosali, Vanuzia Teixeira, afirmou que as conferências, como espaços para escuta da população, de fato, “está preocupada em resolver a insegurança alimentar nos seus três níveis [leve, moderada e grave]”.

Uma das preocupações da coordenadora é a formação de conselhos municipais para a efetivação das políticas públicas de segurança alimentar.

Etapa Regional

Também como parte integrante da VI Conferência Estadual, as Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) encerraram nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, as 16 conferências regionais.

Estiveram reunidos 1,2 mil delegados, convocados para referendar e deliberar as propostas aprovadas nos municípios, além das propostas apresentadas  pelo Grupo de Trabalho USP Políticas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, que envolveu uma equipe multidisciplinar de 12 docentes e 14 pós-graduandos e pós-doutorandos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas da Universidade de São Paulo, e aquelas que devem ser repactuadas, de acordo com o relatório do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLANSAN/SP – 2019-2023).

Nas 16 etapas regionais, os delegados aprovaram 240 propostas que serão encaminhadas à etapa Estadual, em Barretos.

Em todas as conferências regionais, o Estado contou com o apoio do Ministério Público que trouxe uma mensagem sobre a importância do debate pelo Procurador-Geral de Justiça, Mario Sarrubbo.

A 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN-SP) será destinada, exclusivamente, aos 450 delegados eleitos para a Etapa Estadual.

Já para a etapa Nacional, São Paulo contará com a maior delegação para discutir as propostas nacionais. Os 143 delegados serão conhecidos na etapa Estadual, em Barretos.

Em Brasília, a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, será realizada de 11 a 14 de dezembro de 2023.

A mobilização envolve poder público e sociedade civil, incluindo as comunidades tradicionais, produtores rurais, matriz africana e povos originários.

Serviço

Evento – 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN-SP)

Data – 27 e 28 de setembro,

Local: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB,   Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389 – Aeroporto, Barretos.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Estado de São Paulo mobiliza mais de 12,2 mil pessoas para discutir segurança alimentar

error: Conteúdo protegido!