Após reuniões com o governo federal, produtores de borracha recebem apoio à comercialização

Com a constatação da queda nos preços do coágulo de borracha abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra 2022/23, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo pleiteou junto ao governo federal apoio aos produtores paulistas.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, reuniu-se com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para comunicar os problemas que os produtores enfrentavam em São Paulo.

A partir disso, por meio de uma portaria, os ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, publicou normativa, que estabelece os preços mínimos de R$ 3,27/Kg de látex de campo com 31% de teor de borracha seca; e R$ 4,30/kg do coágulo virgem a granel, com 53% de teor de borracha seca.

O auxílio econômico será concedido somente à borracha natural cultivada e produzida no Brasil e destinada ao mercado interno.

A alteração é considerada uma vitória para o setor seringueira nacional, por meio das diretrizes da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

A subvenção econômica será concedida através  do pagamento de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (PEPRO) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), ofertados em leilões públicos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que também esteve com o secretário Antonio Junqueira em reunião na sede da SAA.

Para o secretário, a medida garante dignidade ao produtor de borracha brasileiro e paulista. “Estamos garantindo meios para que o setor mantenha-se saudável e que haja remuneração correta ao heiveicultor”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação SAA/SP

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Após reuniões com o governo federal, produtores de borracha recebem apoio à comercialização

error: Conteúdo protegido!