DESTAQUES DO DIA

ABCS diz que consumo per capita de carne suína registra recorde em 2022

O consumo per capita brasileiro de carne suína teve novo recorde em 2022, a 20,5 kg, segundo cálculos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) utilizando dados atualizados do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para calcular o consumo per capita, a ABCS subtraiu o volume de exportação da produção doméstica de carne in natura e dividiu por toda a população brasileira.

O consumo de carne suína no ano passado representou um aumento de 2 milhões de toneladas de carcaças suínas e somou mais de R$ 20 bilhões em valor bruto de carcaça nos últimos 12 anos.

Em 2010, o consumo per capita de carne suína era de 13,7 kg e representou pouco mais de 18% do consumo brasileiro de proteína animal naquele ano. Em 2022, a carne suína representou mais de 22% do consumo total.

“A chegada aos 20 kg per capita de consumo de carne suína não é meramente um dado estatístico, mas sim uma história de progresso que vai além dos números, delineando as mudanças em nossa sociedade e os fatores que impulsionam a evolução de nossos hábitos alimentares, construída por mais de dez anos de trabalho conjunto de toda a cadeia de suínos, e da ABCS, com ações integradas em diferentes frentes, que colocam o consumidor no centro do diálogo com profissionais de saúde, chefs de cozinha e nas maiores redes de varejo do país”, disse o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, em nota.

Segundo os cálculos da ABCS, o consumo per capita de carne bovina em 2022 caiu 5,7%, ante 2010, para 29,9 kg/habitante, e o de carne de frango subiu 37,2% no período para 41,6 kg.

 

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

ABCS diz que consumo per capita de carne suína registra recorde em 2022

error: Conteúdo protegido!