Certificar a qualidade em uma verificação do processo produtivo, oferecendo um melhor produto ao consumidor e aumentando a competitividade do agronegócio paulista nos mercados interno e externo, com esse objetivo a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), participou do 7º Encontro Regional de Produtores de Tomate de Mesa, por meio de visita técnica no Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), na cidade de Ribeirão Branco – SP.
Os encontros regionais da Comissão Nacional do Tomate de Mesa (CNTM) têm o objetivo de levar informações técnicas e promover a interação entre os produtores e associados do Ibrahort.
Com uma programação de palestras e visita técnica com a CNTM, ficou alinhada com a diretoria do Ibrahort a proposta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em trabalhar o Selo “Produto de São Paulo” para o tomate de mesa. O selo faz parte do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais, criado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº 10.481, de 29 de dezembro de 1999.
De acordo com as diretrizes a adesão ao projeto é voluntária e as normas e padrões de qualidade são estabelecidos por técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representantes das cadeias produtivas reunidas nas Câmaras Setoriais, especialistas de universidades e outros técnicos interessados (Resolução SAA 61, de 12/11/2008).
A programação do encontro, ocorrida no dia 17/8, teve a participação dos diretores da CNTM, da Ibrahort, representantes das empresas Agrovelper, DVA Brasil, Gowan (associadas ao Ibrahort) e Syngenta – Semente de Vegetais, patrocinadoras do evento; e das apoiadoras Tecnosemillas, Natural Verde e Lavoro – Qualicitrus e da Codeagro/SAA-SP.
Por Lisley Silvério (Mtb 26.194)
Diretora de Comunicação Regional SAA
Assessoria de Imprensa
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo