Na manhã desta sexta-feira (14/07), no Salão Nobre da FIESP, em reunião conjunta do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB), com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Antonio Junqueira, e do secretário executivo da Pasta, Marcos Böttcher, foram debatidos os principais desafios do agronegócio de São Paulo e do Brasil nos próximos anos.
Entre os temas debatidos, o desenvolvimento rural sustentável, as exportações do agronegócio, o crédito e seguro rural, foram o que tiveram mais destaque.
Compuseram a mesa de abertura, além do secretário Junqueira e do secretário executivo Marcos Böttcher, o ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente do COSAG, Jacyr Costa Neto, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sergio Bortolozzo, o deputado federal, Arnaldo Jardim, o presidente da ABAG, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a presidente da EMBRAPA, Silvia Massruha, o ex-ministro e conselheiro do COSAG, Roberto Rodrigues, e o presidente da FAESP, Tirso de Salles Meirelles. Ainda, compuseram a mesa o superintendente Federal de Agricultura de São Paulo, Guilherme Campos, o secretário executivo adjunto do MAPA, Cleber Soares, o ex-secretário e conselheiro do COSAG, Francisco Matturro, o ex-secretário e conselheiro do COSAG, Francisco Jardim.
Em sua fala na abertura da reunião, o secretário Antonio Junqueira apresentou os recentes números da balança comercial de São Paulo, produzidos pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com superávit de US$ 10 bilhões no consolidado dos seis primeiros meses do ano, quando comparado ao mesmo período de 2022.
Reforçou a necessidade de seguro rural de qualidade. “O seguro rural é essencial para garantir a segurança do produtor e seu patrimônio. Precisamos ter um mecanismo moderno que ofereça tranquilidade para que ele possa produzir. Em São Paulo, temos várias culturas suscetíveis às mudanças climáticas e estamos atentos a isso. É necessário melhorar o seguro e oferecer alternativas para o produtor”.
O expositor do encontro, ministro de Estado de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, abordou temas convergentes às prioridades do Estado de São Paulo em sua explanação. Foi tratada a necessidade de seguro, facilitação de acesso ao crédito para o pequeno e médio, regularização das propriedades agrícolas, além da garantia da segurança jurídica no campo.
O encontro reuniu líderes do setor e permitiu que os presentes conhecessem as prioridades de âmbito estadual e federal para o setor Agro.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo