DESTAQUES DO DIA

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica é tema de reunião na sede da Secretaria de Agricultura de São Paulo

Lançamento de ações em conjunto com o governo do estado são alinhados com representantes do setor de produção orgânica e agroecológica

Na quinta-feira (13/07), os secretários de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira e o executivo, Marcos Böttcher, receberam representantes da indústria de alimentos orgânicos, de cooperativas de produtores e da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica para traçar ações do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO), que incluem o lançamento do documento e participação na elaboração do Plano Plurianual (PPA) estadual.

A implementação do Plano é uma grande oportunidade para alavancar a produção rural familiar e promover os benefícios da agricultura ecológica junto à população paulista. Como órgão responsável pela coordenação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, a Secretaria de Agricultura conta com a participação de diversos órgãos públicos e das entidades da sociedade civil para que esses objetivos sejam alcançados.

No encontro, foram destacados os gargalos que atualmente limitam a expansão da produção orgânica, como, por exemplo, questões de natureza tributária. “A agricultura orgânica traz benefício não só para quem consome, mas para toda a cadeia produtiva”, explica Arpad Spalding, presidente da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica.

“Estamos aqui para ajudar, mas temos que apresentar um documento que mostre a importância do assunto, e assim conseguirmos adesão de outras secretarias”, explicou Junqueira.

Para o secretário executivo Böttcher, “a implementação do PLEAPO se alinha à estratégia que a SAA vem estruturando no âmbito do Programa Agro Paulista + Verde”.

Participaram da reunião, o CEO da Korin Alimentos e presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO) do Conselho Nacional de Política Agropecuária, Luiz Carlos Dematte Filho, o filho do presidente da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica do Estado de São Paulo, Arpad Spalding, a conselheira do Instituto Brasil Orgânico do Comitê Gestor do PLEAPO, Ana Flávia Borges Badue, e Marcelo Fukunaga, representante da Coopercentral VR. Também acompanharam o encontro, os especialistas ambientais da equipe da SAA, Araci Kamiyama, coordenadora do Comitê Gestor do PLEAPO e Márcio da Silva Queiroz, da Assessoria Técnica do gabinete.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica é tema de reunião na sede da Secretaria de Agricultura de São Paulo

error: Conteúdo protegido!