DESTAQUES DO DIA

Indústria de carne de frango lamenta suspensão de compras por Japão

A indústria brasileira de carne de frango lamentou na terça-feira (18) a decisão do Japão em suspender as importações de carne de frango produzida em Santa Catarina após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em ave de subsistência no estado.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne-SC) reafirmaram que o registro de gripe aviária em ave de fundo de quintal não altera o status do Brasil como livre da doença, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal.

O Brasil não possui qualquer registro de gripe aviária na produção industrial.

Os embarques mensais de carne de frango de plantas catarinenses para o Japão representam menos de 3% do total exportado pelo Brasil, segundo as entidades.

“A ABPA, a Acav e o Sindicarne-SC esperam que parte do impacto da suspensão imposta seja absorvida por outras unidades frigoríficas também habilitadas a exportar, localizadas em outros estados – diminuindo, assim, os efeitos negativos para as exportações brasileiras e aos consumidores japoneses”, disseram as entidades em nota.

O Japão já havia banido as compras de carne de frango do Espírito Santo após um caso de influenza aviária ter sido confirmado em ave doméstica no estado.

As associações disseram que também estão apoiando o trabalho realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, juntamente com a Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, no monitoramento do caso de influenza aviária em ave de fundo de quintal registrado no estado.

 

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Indústria de carne de frango lamenta suspensão de compras por Japão

error: Conteúdo protegido!