Na quarta-feira (26), o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi realizou palestra na Coopercitrus Expo 2023, em Bebedouro (SP), que abordou as “Atualizações no manejo do greening”, e levou informações sobre os métodos mais adequados para o controle do psilídeo.
Durante a apresentação, Bianchi mostrou índices alarmantes da captura de psilídeos na região de Bebedouro nos últimos anos, falou sobre a resistência dos psilídeos que são capazes de sobreviver às aplicações de determinado defensivo e alertou para medidas rápidas e eficazes para combater o aumento da população nos pomares, além de apresentar ferramentas desenvolvidas pelo Fundecitrus para auxiliar o produtor no campo.
“A citricultura tem um papel fundamental na cidade de Bebedouro. Por isso, mostramos dados preocupantes do aumento de psílídeos na cidade, e como essa situação pode ser revertida. Abordamos, também, os quatro principais pilares para o controle do psilídeo nos pomares, como o uso adequado de defensivos e dose correta, o intervalo de aplicação, a rotação de inseticidas e a qualidade de aplicação. Precisamos de medidas rigorosas no campo, como o manejo conjunto entre os citricultores que é fundamental para diminuir o impacto do greening no cinturão citrícola”, afirma Bianchi.
A Coopercitrus Expo 2023 vai até o dia 28 de julho, e o citricultor pode tirar dúvidas e receber informações técnicas sobre as principais pragas e doenças da citricultura no espaço do Fundecitrus no evento.
Fonte: Fundecitrus