Boletim de Finanças Privadas do Agro mostra que os números continuam em trajetória positiva, comparativamente ao mesmo período do ano passado
Os estoques da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) ultrapassaram os R$ 404 bilhões em maio deste ano, valor 62% acima do observado no mesmo período do ano passado. Esse é o título com maior estoque registrado no Boletim de Finanças Privadas do Agro de junho, produzido pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os dados são referentes ao mês de maio.
Atualmente, a LCA é a principal fonte de recursos livres do crédito rural, com participação de cerca de 25% no funding do Plano Safra 2022/2023. “Com o lançamento do Plano Safra 2023/2024 pelo governo federal, espera-se que esse título continue cumprindo o papel para o qual foi criado”, comentou o Diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, Wilson Vaz de Araújo.
Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.087 de 29/06/2023, foi elevado de 35% para 50% o volume do saldo de LCA que precisa ser direcionado pelas instituições financeiras ao financiamento rural. Dos recursos relativos a esse índice, pelo menos a metade precisa ser direcionada especificamente para operações de crédito rural.
Outra novidade trazida com o novo Plano Safra, relacionada à LCA é a possibilidade de que as instituições financeiras utilizem recursos captados por meio desse título para serem equalizados pelo Tesouro Nacional, no caso daquelas linhas com juros controlados.
O Boletim de Finanças Privadas do Agro mostra que o desempenho dos títulos continua bastante superior ao observado um ano atrás. Outros títulos como Cédula de Produto Rural (CPR), Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro) também tiveram elevações de estoques significativas.
Para acessar o Boletim e conhecer maiores detalhes sobre as Finanças Privadas do Agro basta acessar o link:
https://www.gov.br/
Fonte: MAPA