Unica integra Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) será uma das representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), colegiado vinculado à Presidência da República e presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

A lista das instituições foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 19. Ao todo, são 16 representantes da indústria, três centrais sindicais, a Embraer e o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). Pelo lado governamental, 20 ministérios fazem parte do CNDI, que volta agora com a missão de debater e elaborar uma nova política industrial para o Brasil.

“A reativação do colegiado sinaliza o ambiente democrático em que se pretende construir políticas públicas para o país. E reafirma, mais uma vez, o comprometimento do vice-presidente e ministro Geraldo Alkmin com o futuro do Brasil, balizado sobretudo pelo diálogo”, afirmou o presidente da Unica, Evandro Gussi. O CNDI foi criado em 2004 e estava desativado há sete anos.

Em maio, o comitê executivo do CNDI definiu sete missões para o colegiado, um conjunto de desafios a serem enfrentados pela política industrial que virá a ser elaborada. Entre elas estão a descarbonização da indústria e a viabilização da transição energética e bioeconomia, que consiste em consolidar e expandir a produção nacional de biocombustíveis, com o domínio de diferentes rotas tecnológicas.

O vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, disse, durante a divulgação das missões, que a tarefa do CNDI seria ouvir bastante a indústria, identificar os gargalos e traçar medidas para impulsionar a atividade industrial. A primeira reunião do conselho está prevista para o próximo mês.

 

Fonte: UNICA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Unica integra Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial

error: Conteúdo protegido!