Ingredientes
3 Kg de paleta
3 colheres de sopa cheias de sal refinado (1 colher por quilo de carne)
3 limões espremidos (1por quilo de carne)
2 xícaras de água (opcional)
1 pitada de noz-moscada
2 colheres de chá de tempero baiano
Alho e cebola triturado a gosto
Colorau a gosto
Páprica doce a gosto
Açafrão-da-terra a gosto
Alecrim desidratado a gosto
Chimichurri a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Como primeiro passo para sua receita, faça cortes diagonais e superficiais por toda pele da peça do porco. Os cortes devem estar espaçados com 2 centímetros. E ao final, os cortes devem lembrar um jogo da velha.
- Coloque sua carne em um bowl, então espalhe todo o alho e cebola triturado, então acrescente as três colheres de sal fino e massageie a paleta para que esteja distribuído por toda peça.
- Logo após, acrescente todos os temperos, o colorau, açafrão-da-terra, páprica doce a gosto, uma pitada de noz-moscada e duas colheres de tempero baiano. Então esfarele alecrim desidratado sob o porco e por fim, acrescente chimichurri a sua mistura. Esfregue todo o tempero pela peça de carne
- Adicione duas xícaras de água e o suco de três limões, tampe essa marinada e leve à geladeira de um dia para o outro ou por no mínimo 2 horas. Caso queira, você pode usar só o limão para marinar por mais tempo.
- Após o descanso, coloque sua paleta em uma forma grande e despeje o líquido de temperos em cima dela. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por uma hora e meia, mais ou menos.
- Quando o pernil já estiver cozido, retire o papel alumínio e leve para assar, deixando que a pele doure e pururuque por alguns minutos.
Como dicas para servir o pernil, monte o prato com os acompanhamentos de sua preferência, tipo arroz colorido ou farofas.