DESTAQUES DO DIA

Exportações de carne bovina de MT são recorde no acumulado do ano

As exportações de carne bovina do estado de Mato Grosso foram recorde nos primeiros cinco meses de 2023, 1,49% acima do registrado no mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O volume de exportação total de carne bovina do estado de janeiro a maio foi de 245,96 mil toneladas equivalente carcaça, segundo relatório divulgado pelo Imea nesta semana, compilando dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Seviços (MDIC).

A alta no volume de carne bovina exportada por Mato Grosso no ano contrasta com a queda de 8% nas exportações totais de carne bovina do Brasil de janeiro a maio.

O recorde de exportações de Mato Grosso ocorreu apesar da suspensão das vendas brasileiras de carne bovina para a China por cerca de um mês devido ao caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Pará.

A participação da China no volume total de exportações de carne bovina mato-grossense caiu para 45,04% em 2023, de 49,67% em 2022, mas o país asiático manteve-se como o maior importador do produto.

Já o Egito, segundo maior comprador da carne bovina do estado, elevou as importações em 35,9%, aumentando sua participação no total exportado por Mato Grosso em 2,51 pontos percentuais em relação a 2022.

 

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Exportações de carne bovina de MT são recorde no acumulado do ano

error: Conteúdo protegido!