StoneX eleva previsão de moagem de cana e de produção de açúcar do Centro-Sul

O Centro-Sul do Brasil deverá processar 595,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada 2023/24, estimou nesta terça-feira a consultoria StoneX, com um aumento ante as 592,1 milhões de toneladas da previsão de março, considerando melhores produtividades e uma alta na área plantada.

A StoneX citou cenário climático favorável e um crescimento de 3,6% na área a ser colhida, para 7,75 milhões de hectares, considerando cana do ciclo anterior devido a um atraso por excesso de chuvas que atingiram a região.

Com isso, a moagem de cana do Centro-Sul deverá crescer 8,7% em 2023/24 ante a temporada anterior, segundo a consultoria, que também projeta um mix de produção mais açucareiro nas usinas, com 47% da matéria-prima sendo direcionada ao adoçante, diante de altos preços no mercado global.

stonex moagem 020523

A StoneX elevou, assim, a previsão de produção de açúcar do Centro-Sul em 2023/24 para 37,2 milhões de toneladas, ante 36,8 milhões na estimativa de março.

Desta forma, a produção de açúcar da principal região produtora do Brasil deverá crescer 10,2% ante a temporada passada.

“Com o cenário internacional registrando altas constantes para o adoçante, em função de estoques mais apertados em toda a cadeia global da commodity, as cotações em Nova Iorque têm alcançado patamares recordes de negociação, promovendo assim, uma larga vantagem do demerara na paridade com o etanol”, disse a consultoria em relatório.

stonex precos 020523

A StoneX afirmou que o biocombustível, desde meados de 2022, tem tido a sua demanda prejudicada em função da baixa competitividade com a gasolina.

A produção de etanol de cana do Centro-Sul foi projetada em 25,8 bilhões de litros, estável ante previsão de março, mas crescimento de 5,3% ante o ciclo passado.

Por sua vez, a produção de etanol de milho deverá saltar 28,6%, para 5,7 bilhões de litros, na comparação anual.

stonex estimativa 020523

Por Roberto Samora

Fonte: Reuters

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

StoneX eleva previsão de moagem de cana e de produção de açúcar do Centro-Sul

error: Conteúdo protegido!