Aquishow Brasil: abertura é marcada pela união entre poderes governamentais e iniciativa privada

Começou nesta terça-feira (23), em São José do Rio Preto, a 12ª Aquishow Brasil, maior evento de aquicultura do País. Com intenção programação até sexta-feira (26), a feira é realizada no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto da Pesca (IP-APTA).

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que destacou a importância de haver uma pasta específica para pleitear as demandas em benefício do setor. “A Aquishow é um evento ascendente, que nos interessa prestigiar e apoiar diretamente. Hoje podemos, a partir do governo federal, articular a pesca e a aquicultura com negócios, geração de renda e trabalho e segurança alimentar”, avaliou.

Originária de Santa Fé do Sul, a Aquishow migrou para Rio Preto em 2022 pela necessidade de garantir uma infraestrutura mais ampla, condizente com o seu crescimento. Em seu pronunciamento, o prefeito Edinho Araújo ressaltou o privilégio de receber a feira.

“Temos aqui representadas as três esferas de poder trabalhando em conjunto com a iniciativa privada. É isso que queremos para fortalecer o setor econômico, visando sempre o desenvolvimento, a geração de renda e emprego em Rio Preto e na nossa região”, afirmou.

Edinho lembrou que, desde a última edição da feira, a tilápia foi introduzida no cardápio da merenda escolar da rede municipal de ensino. “O alimento está presente pelos menos em dois meses do ano letivo. Além do investimento em termos de qualidade alimentar e saúde dos alunos, significa também um incentivo à cultura de consumo do pescado”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto.

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, também este presente e incentivou que Rio Preto seja instituída como polo estadual de aquicultura pela Aquishow, tal qual é a Agrishow em Ribeirão Preto. “O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista vai liberar aqui R$ 8 milhões em crédito a serem investidos no desenvolvimento de pequenos e médios produtores”, anunciou.

A organização projeta que negócios da ordem de R$ 130 milhões devam ser encaminhados dentro e a partir da feira. Cerca de 8 mil visitantes do Brasil e do exterior (Espanha, Chile, Moçambique, Gana, Equador, México, Colômbia, entre outros) devem passar pelo pavilhão de mais de 7 m2, construído especialmente para o evento.

“A Aquishow cresce e quer ajudar o Brasil a crescer com seu enorme potencial de áreas cultiváveis. Para isso, falamos pelo setor que deseja incentivos na cadeia de produção. Virtuosa para o desenvolvimento, o emprego e a qualidade de vida”, defendeu Marilsa Fernandes, uma das organizadoras da Aquishow Brasil e presidente executiva da Peixe-SP.

A cerimônia foi marcada pela presença de dezenas de autoridades que representaram: a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (ACIRP), o Sindicato Rural de Rio Preto, a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp-Senar), o Instituto de Inovação Israelense (INNA), o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV), a Itaipu Binacional, o Sebrae Nacional, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado, a Peixe BR, a Embrapa, as diversas secretarias que integram a Prefeitura de São José do Rio preto, entre outros.

Realização

A 12ª Aquishow Brasil é realizada de 23 a 26 de maio, pela Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto/SP, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp); do Sindicato Rural de São José do Rio Preto; da Mar & Rio Pescados; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp – Senar/SP); do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV/SP); do Instituto de Inovação Israelense (INNA), e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Aquishow Brasil: abertura é marcada pela união entre poderes governamentais e iniciativa privada

error: Conteúdo protegido!