DESTAQUES DO DIA

Frimesa inicia abate de suínos em nova unidade

Zidek, pres. da Frimesa: “podemos expandir tanto o mercado externo quanto o interno de suínos” (Divulgação)

A Frimesa iniciou no último dia 27 de março os abates de suínos em sua nova unidade em Assis Chateaubriand (PR), com expectativa de abater 2.377 animais por dia em abril, segundo comunicado divulgado pela Copagril na semana passada.

A Frimesa é constituída pela cooperativas Copagril, Lar Agroindustrial, C.Vale, Copacol e Primato.

Neste mês de abril, a unidade também iniciará a operação do setor de cortes e, em maio, o processamento industrial com a produção de linguiças frescais e defumados.

Até dezembro, o total de abates na unidade deverá ser elevado a 7,5 mil por dia, equivalente a 50% do processamento total que deve chegar a 15 mil suínos por dia em 2028, quando a empresa gerará 8 mil empregos.

A nova unidade conta com sistema de reúso de água e eficiência energética. A Frimesa disse que a unidade também será a primeira de suínos do Brasil a utilizar o biometano na flambagem dos animais.

O presidente da Frimesa, Elias José Zidek, disse que o Brasil está expandindo suas exportações e a Frimesa se destaca com o maior frigorífico da América Latina, consolidado em um momento oportuno.

“Podemos expandir tanto o mercado externo quanto o mercado interno de suínos”, disse ele em comunicado.

A Frimesa anunciou o investimento na nova unidade de suínos, pela primeira vez, em 2015. Em agosto de 2020, a empresa reafirmou a intenção de investir no projeto.

Em março de 2022, a Copacol inaugurou uma nova unidade de produção de suínos desmamados em Jesuítas (PR), com capacidade de terminação de 300 mil leitões por ano, visando atender à demanda da Frimesa.

investimento total na cadeia produtiva para viabilizar o novo frigorífico da Frimesa foi de R$ 4 bilhões, segundo a companhia.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Frimesa inicia abate de suínos em nova unidade

error: Conteúdo protegido!