DESTAQUES DO DIA

FAESP, SENAR-SP e lideranças rurais da região de Caconde debatem estratégias para aumentar a produtividade no campo

Evento sobre Associativismo contou com a participação de produtores rurais e autoridades da Serra da Mantiqueira

 

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), do Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Estado de São Paulo (SENAR-SP), e lideranças do agro da região de Caconde discutiram nesta sexta-feira (14) – mesmo dia em que é celebrado o Dia Mundial do Café – programas de associativismo no setor e estratégias competitivas coletivas para aumentar a produtividade e o faturamento de pequenos agricultores. Os temas foram abordados durante o evento “Associativismo como ferramenta de competitividade”, que aconteceu no salão nobre da Aquática Parque & Náutica, em Caconde.

“É fundamental incentivarmos a criação e o crescimento de associações. Todos que trabalham no agro precisam se unir, pois, só com uma entidade de classe forte conseguimos defender os interesses, principalmente de pequenos produtores e da cadeia da agricultura familiar”, destacou o vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles.

“A região de Caconde é um exemplo de união de produtores que, junto com o Sindicato Rural do município, Estado e entidades agrícolas, construíram políticas públicas de fortalecimento para os agricultores familiares, dando condições para que eles crescessem e passassem a compreender melhor as técnicas agrícolas e administrativas, além de participar de todo o processo de comercialização de suas lavouras”, completou.

Conhecido principalmente pela produção no cultivo da cafeicultura de montanha, o município de Caconde possui 2.303 pequenas propriedades, sendo que 605 delas são menores que cinco hectares.

“O fortalecimento do associativismo e a capacitação dos pequenos produtores fez com que o êxodo rural não acontecesse em nossa região. Hoje temos inúmeros programas mantidos por meio de políticas públicas que auxiliam os produtores em questões sociais e de saúde, além de apoiar a agricultura em todos os ciclos da produção”, destacou Ademar Pereira, presidente do Sindicato Rural de Caconde. O evento contou com a participação de presidentes de sindicatos rurais da região e lideranças políticas locais – prefeitos e vereadores –, num total de 350 pessoas representando 17 municípios.

Durante o evento, o vice-presidente da FAESP recebeu o Título de Cidadão Cacondense. Ademar Pereira destacou o empenho de Tirso Meirelles na busca das melhores soluções para o setor agro de Caconde e região. “Não é de hoje que Tirso é protagonista de ações importantes para nosso setor, com a preocupação permanente em defender os direitos do produtor rural, prezando pelo desenvolvimento e segurança e levando capacitação para os agricultores de toda região”, afirmou.

Para Tirso Meirelles, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de todo o Sistema FAESP/SENAR-SP. “São muitos anos em que FAESP e SENAR-SP buscam inovações, capacitações e soluções para fortalecer a agricultura de Caconde, município com a característica muito particular de ser formado basicamente por pequenos produtores”, disse o vice-presidente da FAESP.

Galeria

Fonte: FAESP

 

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

FAESP, SENAR-SP e lideranças rurais da região de Caconde debatem estratégias para aumentar a produtividade no campo

error: Conteúdo protegido!