Depois das fortes tribulações enfrentadas nas duas últimas semanas de março, o frango abatido entrou em um período de estabilidade e de leve retomada de preços – como, aliás, convém a todo novo início de mês. Mas sem apresentar a reação esperada para um período pré-Páscoa.
Bem diferente, portanto, do registrado um ano atrás quando, neste mesmo momento do mês (e antecedendo a Páscoa, comemorada em 2022 no dia 17 de abril), o frango abatido alcançava o melhor preço nominal da história mais recente – R$8,20/kg. Ou seja: encerrou a semana valendo quase 15% menos que há um ano.
Na média dos quatro primeiros dias de negócios de abril corrente esse índice cai um pouco, ficando 12,17% abaixo do alcançado em abril de 2022. E, em relação a março passado, os resultados ainda são negativos em 2,08%.
Pelo menos em relação ao mês passado, essa situação tende a ser neutralizada no decorrer desta semana, seja pela reposição de estoques, seja porque uma parte dos salários do mês entra agora no mercado. Mas é impossível contar com uma reversão em relação a abril do ano passado. Porque estamos chegando ao final da primeira quinzena, mas sobretudo porque as condições de mercado são, hoje, totalmente diferentes.
Fonte: AviSite