DESTAQUES DO DIA

Uruguai confirma detecção de greening nas plantas de citros

Foram confirmados os primeiros casos de plantas com greening no Uruguai, segundo nota de emergência sanitária divulgada pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas do país.

As plantas com sintomas foram encontradas em uma residência na cidade de Bella Unión e, após análise laboratorial, foi confirmada a presença da doença. Nas residências e imediações de onde o foco foi identificado, foram realizadas inspeções e não houve detecção de novos casos positivos.

Com isso, foram adotadas medidas para prevenir a disseminação da doença, como monitoramento constante nas residências e nas fazendas com plantas cítricas e a continuidade do plano de ação desenvolvido há mais de 10 anos entre as instituições públicas e privadas para a gestão e controle do greening.

O setor citrícola representa um ativo social e econômico muito importante para o Uruguai, gerando cerca 17 mil empregos diretos e indiretos e com exportação de mais de 8 milhões de dólares anualmente.

Atualmente, o greening é considerado a doença mais destrutível da citricultura e não tem cura, causando prejuízos econômicos significativos na produção de citros. Por isso, o país reforça as medidas de prevenção para evitar que a doença provoque grandes danos às propriedades citricultoras.

 

Confira mais informações sobre o assunto:

https://www.gub.uy/ministerio-ganaderia-agricultura pesca/comunicacion/noticias/hlb-bella-union-liberan-insecto-para-control-biologico-del-vector

Para saber mais sobre o greening, acesse:  

https://www.fundecitrus.com.br/doencas/greening

 

Fonte: FUNDECITRUS

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Uruguai confirma detecção de greening nas plantas de citros

error: Conteúdo protegido!