A visita aconteceu nesta quinta-feira (23/03) e contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira. A obra foi financiada pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que fomenta o desenvolvimento do agronegócio paulista.
Com as novas estruturas, a Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar irá utilizar energia renovável nos processos para reduzir custos de energia elétrica convencional e impactos ambientais, demonstrando a sua preocupação com a sustentabilidade. A Coperfam conta com 100 cooperados e é uma entidade gestora do Arranjo Produtivo Local (APL), de mandioca de mesa.
O espaço contará com uma sala de processamento de mandioca que será descascada, embalada a vácuo e será entregue nas escolas, para a preparação da merenda, além da distribuição de laranja e limão às instituições de ensino da região, com perspectiva de distribuir a sua produção para todo o Estado de São Paulo.
O secretário Junqueira colocou a Pasta à disposição da cooperativa e mostrou o compromisso do Governo em apoiar o agronegócio sustentável e a geração de renda para os produtores rurais. “Temos que melhorar a vida do pequeno e médio produtor, incentivando o uso de energias limpas que reduzam gastos.”
Para o presidente da Coperfam, Matheus Kfouri Marino, a obtenção do selo FAIRTRADE, em 2014, assegura que os produtos da cooperativa seguiram processos sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente responsáveis. “O objetivo da Coperfam é dar suporte econômico aos pequenos produtores e a parceria com o FAIRTRADE nos permite ter uma produção sustentável dentro das propriedades.”, resumiu.
O FAIRTRADE é uma organização global de copropriedade de mais de 1,8 milhão de agricultores e trabalhadores que recebem preços mais justos, constroem comunidades mais fortes e têm controle sobre seu futuro.
Estiveram presentes ao evento, o vice-presidente da Coperfam, João Gasperini; o secretário executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, Franscisco Martins; o engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de Bebedouro, João Amadeu Giacchetto; o diretor da CATI de Barretos, Rolando Salomão; o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco; o diretor Regional do SEBRAE, Rafael Matos; o assessor Técnico do FEAP, Daniel Miranda; o vereador de Colina, João Amadeu Giacchetto Filho e o supervisor da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) de Bebedouro, Luiz Olímpio.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo