Normas para participação da 22ª edição do Concurso Estadual da Qualidade e Sustentabilidade do Café foram apresentadas
Após participação na Feira Alta Café, em Franca, a Secretaria de Agricultura foi ao Mirante de Caconde para reunir integrantes da Câmara Setorial do Café, do setor produtivo e autoridades, para tratar de temas de interesse à cadeia cafeeira.
Foram apresentadas as regras da 22ª edição do Concurso Estadual da Qualidade e Sustentabilidade do Café Paulista. O encontro também contou com apresentação sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), além de conversas sobre as principais demandas recentes do setor.
O Secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, esteve presente no evento, acompanhado do Coordenador da Assessoria Técnica da Pasta, Alberto Amorim, do Coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria Junior, do Coordenador da CATI, Alexandre Grassi e do diretor executivo do FEAP, Francisco Martins.
O Secretário saudou os presentes e reforçou a necessidade do aceite do CAR por parte dos produtores da região, solicitando que a prefeitura utilize de sua capilaridade para que os números da regularização Paulista cresçam ainda mais.
Junqueira ainda citou o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais Prestados) “Esse é um mecanismo financeiro para remunerar produtores pelos serviços ambientais prestados e que geram benefícios para toda a sociedade”, acrescentou. Sobre a agenda da Pasta, reforçou a necessidade de criar a cultura de preservação mais do que nunca e a obrigação do Estado de reconhecer quem preserva.
Para Junqueira, a região merece um trabalho conjunto de Secretarias do Governo para tornar Caconde, que já é um polo agrícola, em um centro turístico e cultural do Estado de São Paulo.
A 1.195 metros de altura, o Mirante de Caconde proporciona uma vista 360º da região. É possível observar montanhas repletas de cafezais, além de uma enorme represa.
O Prefeito de Caconde, Filipe Basilli, teve fala na abertura da reunião e agradeceu à Secretaria pelo empenho no desenvolvimento da cadeia do café no Estado de São Paulo e na região. “Agradeço o que já foi feito. Mas me sinto ainda mais agraciado pelo que está por vir, por meio da Secretaria e de nosso secretário Antonio Junqueira”.
Produtores tradicionais
O produtor de café Aristeu Pereira Machado está na região do Mirante de Caconde desde os primórdios da imigração da sua família. Neto de italianos, a família de Aristeu mudou-se para a divisa entre Divinolândia e Caconde com a intenção do cultivo do café, pois “as montanhas são lugares ideais para café, por ter proteção das geadas”, explicou.
Aristeu acredita que o trabalho do Governo do Estado acrescenta e muito a cultura centenária como a do café. Entre as suas produções, estão cafés especiais que vão para diversas regiões do Brasil.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo