A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo esteve presente no lançamento do AgNest da Embrapa Meio Ambiente. O diretor da Apta Regional, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Daniel Gomes participou do evento representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira.
O AgNest é um hub de inovação, que segue o conceito de laboratório vivo (Farm Lab), um espaço catalisador para o empreendedorismo aliado ao conhecimento científico.
O evento realizado no dia 14/03, em Jaguariúna, reuniu a iniciativa privada e pública para apresentação de um ambiente promotor de inovação e da parceria entre a Embrapa, o Banco do Brasil, a Bayer, a Jacto e a Nutrien, que buscam viabilizar a integração entre corporações, agtechs, instituições científicas, investidores, organizações da sociedade civil e governo, em conceito Plug And Play, conectando-os a uma infraestrutura tecnológica e de negócios propícios ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
Segundo os organizadores, criou-se uma oportunidade para que atores que movimentam o ecossistema de inovação estivessem presentes.
Para Daniel Gomes, diretor da Apta Regional, a Agnest é uma ação inovadora na difusão de pesquisa e desenvolvimento agrícola brasileiro, apresentando sinergia ao hub de pesquisa e tecnologia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. “Este hub nasce promovendo interação e interlocução entre seus atores, provenientes da pesquisa científica e iniciativa privada, dentro de um conceito de fazendas experimentais”, destaca Daniel.
As unidades de pesquisas científicas da Apta Regional, vinculadas à Secretaria de Agricultura, trabalham no mesmo conceito de Farm Lab do Hub, possibilitando interação e parceria no desenvolvimento dos trabalhos em prol do agronegócio.
Por meio dos Núcleos de Inovações Tecnológicas (NIT), as instituições da Secretaria buscam incentivar o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo pela evolução tecnológica, estimulando projetos e programas especiais, também articulados com o setor público e privado, desenvolvendo e transferindo conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola em áreas estratégicas – produção sustentável de carne, produção sustentável de leite e sistemas integrados de produção agropecuária –, alinhadas com a missão institucional, com os programas estratégicos da SAA e com as políticas públicas do Estado de São Paulo.
Por Lisley Silvério
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo