DESTAQUES DO DIA

Secretaria de Agricultura e Abastecimento participa de painel na 7ª edição do COSUD

Evento trata das demandas econômicas, sociais e ambientais para consolidar as agendas de cooperação entre os governos dos estados do Sul e Sudeste.

 

A 7ª edição do COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste teve início hoje (02) pela manhã, no Rio de Janeiro. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo é representada pelo Secretário Antonio Junqueira, que participou do painel referente ao reconhecimento do país como livre de vacinação da febre aftosa, vigilância da doença da gripe aviária e a fiscalização do uso de agrotóxicos.

FEBRE AFTOSA

Em novembro, A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – SAA, recebeu notificação do Ministério da Agricultura, Pecuária – MAPA, informando que após avaliação do serviço veterinário oficial que envolvem ações de Defesa Agropecuária, o Estado de São Paulo evolui no Plano Estratégico (2017-2026) do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa – PNEFA, condição que permite a retirada da vacinação contra a doença. Importante ressaltar que, mesmo com a possibilidade da retirada, São Paulo respeitará as próximas janelas de vacinação que incluem as campanhas de 2022 e 2023. A evolução no Plano foi possível graças aos investimentos do Governo de São Paulo que concluiu o plano de fortalecimento da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA, bem como, a reativação do FUNDEPEC, fundo indenizatório para ações emergenciais, que é gerido pelo setor privado.

INFLUENZA AVIÁRIA

A situação do Estado de São Paulo é de vigilância e estamos em alerta, pois existe um risco maior da entrada da Influenza Aviária devido a sua detecção em países vizinhos, mas não existe caso suspeito ou risco de contaminação. Não há presença da doença no Brasil.

A CDA conta com o Programa Estadual de Sanidade Avícola – PESA, que executa as medidas de prevenção à introdução da Influenza Aviária e que intensificou, desde outubro do ano passado, ações de vigilância como: colheitas de amostras em estabelecimentos avícolas comerciais (212 propriedades amostradas no Estado), aves de vida livre e de subsistência de criações locais (em curso, com 85 locais a serem amostrados); incursões em locais de ocorrência de aves migratórias (sítios); instruções e orientação aos produtores, veterinários e o público em geral sobre a importância da notificação correta de mortalidades súbitas; palestras com integradoras / produtores das mais expressivas empresas avícolas; parcerias para vigilância ativa em aves, com órgãos de outras Secretarias como a do Meio Ambiente, PMPs, ICMBio, visando assim, um atendimento a mais além de atualizações constantes em nossas redes sociais.

AGROTÓXICOS

A CDA através de seu Programa Estadual do Uso de Agrotóxicos e Afins visa assegurar o cumprimento da legislação vigente, federais e estaduais, coibindo o uso inadequado e indevido de tais produtos, de forma a promover práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio paulista.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretaria de Agricultura e Abastecimento participa de painel na 7ª edição do COSUD

error: Conteúdo protegido!