Raízen e produtores de cana-de-açúcar debatem perspectivas para o ano-safra no Fórum de Mercado

Encontro é oportunidade para apresentação de perspectivas para um novo ciclo. Bayer, Corteva e Koppert participarão, trazendo atualizações sobre insumos e novas tecnologias

 

A Raízen realiza nesta terça-feira (7/3), na região do Bioparque de Barra Bonita (SP), o Fórum de Mercado, evento que reúne fornecedores de cana-de-açúcar da maior produtora brasileira de etanol. Neste início de ano-safra, o encontro servirá como oportunidade para a companhia apresentar perspectivas para um novo ciclo, e detalhar a evolução do Jornada Cultivar, programa que proporciona serviços e soluções para produtores rurais parceiros.

 

Um dos objetivos do encontro é estabelecer prioridades para o pool de compras do Jornada Cultivar. Em dez anos, essa iniciativa que amplia o poder de negociação dos produtores rurais já movimentou mais de R$ 1,6 bilhão com aquisições de insumos e equipamentos agrícolas repassados aos fornecedores de cana da Raízen com condições mais vantajosas.

 

“Cerca de 50% da cana adquirida pela Raízen é entregue por fornecedores que participam do Jornada Cultivar. O programa foi criado para fortalecer nossos parceiros estratégicos, com os quais desenvolvemos uma relação de transparência e confiança mútua. É dessa forma que o Jornada Cultivar vem sendo aperfeiçoado, sempre com objetivo de ampliar um conjunto de soluções que proporcionam eficiência e produtividade”, detalha Fernando Barbano, gerente corporativo de Negócios Agrícolas da Raízen.

 

O Fórum de Mercado também é uma oportunidade para que Raízen e produtores de cana discutam o cenário econômico de 2023, o que inclui a oferta de crédito rural proporcionada pelo Santander. Essa parceria do banco com o Jornada Cultivar oferece financiamento para custeio e investimento com condições diferenciadas.

 

A concessão de crédito e o pool de compras, que compõem o Jornada Cultivar desde a sua criação, há dez anos, têm papel fundamental no planejamento da safra agrícola, permitindo o desenvolvimento sustentável local, aprimoramento da produção e a manutenção das propriedades rurais.

 

Empresas como Bayer, Corteva e Koppert também participarão do Fórum de Mercado, trazendo atualizações sobre o mercado de insumos e novas tecnologias. Essa troca de conhecimentos proporcionada pelo programa vem contribuindo para o aumento da produtividade, consequência de planejamento e execução de manejo mais efetivos.

 

Sobre a Raízen

 

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

 

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

 

Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

 

Por meio de uma rede de mais de 7.900 postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

 

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Fonte: Assessoria

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Raízen e produtores de cana-de-açúcar debatem perspectivas para o ano-safra no Fórum de Mercado

error: Conteúdo protegido!