O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou na quinta-feira (30) uma portaria com medidas preventivas adicionais para evitar o ingresso da influenza aviária de alta patogenicidade no país, enquanto a doença avança na América do Sul por rotas de aves silvestres migratórias.
A portaria suspende temporariamente a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves em todo o território nacional, além de proibir a criação de aves ao ar livre com acesso a piquetes sem telas na parte superior.
As suspensões são válidas por 90 dias para quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.
As suspensões poderão ser prorrogadas mediante a avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.
“Para o sucesso da prevenção e de resposta a uma eventual ocorrência sanitária, é essencial a manutenção do estado de alerta e mobilização de todo o Serviço Veterinário Oficial, demais órgãos governamentais envolvidos, setor produtivo e sociedade em geral”, disse a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Anderlise Borsoi, em comunicado.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil