O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou nesta semana a destinação de US$ 5 milhões para um projeto em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho voltado ao combate às práticas irregulares e abusos trabalhistas na pecuária do Brasil e do Paraguai.
O trabalho será realizado em regiões do estado brasileiro de Mato Grosso do Sul e do departamento de Boquerón, na região paraguaia do Chaco.
“O projeto será focado em áreas de criação de gado nos dois países onde existem evidências de abusos”, disse o Departamento do Trabalho norte-americano em comunicado divulgado na terça-feira (28).
O governo dos EUA disse que a ação faz parte dos esforços para reduzir e evitar trabalho forçado e infantil nas cadeias de produção globais.
O projeto visa colaborar para que organizações trabalhistas e da sociedade civil melhorem a identificação de violações trabalhistas, dar suporte para lidar com tais violações e buscar maior envolvimento com o setor privado para defender melhores condições de trabalho.
“À medida que a produção de gado nos dois países se expandiu para atender à demanda global, a ameaça e ocorrências de trabalho forçado e exploração do trabalho também aumentaram”, disse o Departamento do Trabalho dos EUA, acrescentando que as vítimas são, geralmente, trabalhadores em pequenas e médias propriedades criadoras de gado que fornecem para frigoríficos.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil