Principal evento do cultivo de oliveiras no Espírito Santo, a terceira edição do Dia de Campo sobre Olivicultura foi realizada nos dias 4 e 5 de março na Região Serrana de Pedra Azul, no município de Domingos Martins (ES). O encontro, promovido pela Associação dos Olivicultores do Estado do Espírito Santo (Olives), contou com palestras, oficinas, práticas de campo, painéis de degustação de azeites, além de visitas a unidades de extração de azeites (Lagares).
A equipe do Serviço de Inspeção, Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SIFISV/DDA-ES/SFA-ES) participou do evento com palestra sobre orientações para registro no CGC/MAPA de estabelecimento processador de azeite de oliva, ministrada pelo auditor fiscal Mário Lúcio Carvalho Bittencourt, que ressaltou a obrigatoriedade do registro estabelecida por Lei. Também foi ministrada palestra sobre rotulagem para azeite de oliva, pelo agente de Atividades Agropecuárias, Ramon Moulin Permanhane.
Da SFA-ES, também estiveram presentes no encontro o chefe do SIFISV-ES, Raphael Massaud Conde, o chefe da UTRA/Cachoeiro de Itapemirim, Sérgio Henrique Ribeiro, e os auditores fiscais Sandra Helena Martins, Marcelo Sobreira de Souza e João Paulo Araújo.
O cultivo de oliveiras tem crescido na Região Serrana do Espírito Santo por conta do clima e do solo favoráveis para esse tipo de plantio. Atualmente, o estado capixaba tem cerca de 300 hectares de área plantada de azeitona, envolvendo aproximadamente 150 produtores, distribuídos em 17 municípios, segundo dados do Incaper—Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.
Fonte: MAPA