A China habilitou quatro novas plantas frigoríficas brasileiras de carne bovina a exportarem para o país após levantar o embargo à importação da proteína brasileira na quinta-feira (23), segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Duas das quatro novas plantas habilitadas estão em Rondônia, uma fica no Espírito Santo e outra no Pará, segundo nota divulgada pelo Mapa.
A China também autorizou a retomada das compras de outras duas plantas que estavam suspensas: um abatedouro de bovinos em Mato Grosso e um de frango no Rio Grande do Sul.
O ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, disse em nota que outras plantas ainda poderão ser habilitadas durante a missão do Mapa à China, já que estas têm apenas pequenas pendências com Administração Geral de Alfândegas da China (GACC).
As exportações de carne bovina brasileira à China estavam suspensas desde o final de fevereiro, seguindo protocolo sanitário com o país asiático, após o Brasil identificar um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) atípico em um animal de 9 anos em pequena propriedade no Pará.
Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), as quatro novas unidades de carne bovina habilitadas são: JBS de Vilhena (RO), Frigon de Jaru (RO), Frisa de Colatina (ES) e Astra de Cruzeiro d’Oeste (PR).
A China ainda retomou as compras da unidade de bovinos da Redentor em Guaratã do Norte (MT), que tinha perdido a habilitação no ano passado, e da planta de carne de frango da BRF em Marau (RS), segundo a consultoria Agrifatto.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil