Em reunião realizada na última sexta-feira, na Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a cadeia produtiva da cachaça começou a definir os detalhes para a realização do 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista “Cachaça.SP”
O edital com as regras e os procedimentos para inscrição no concurso deveram ser lançados ao público durante a Agrishow 2023, que acontece do dia 1 ao dia 5 de maio.
Padrões de identidade e a qualidade da Cachaça Paulista são o foco do concurso, outros pontos específicos como registro da bebida, categorias concorrentes, certificação dos lotes, formas de premiação e a origem das amostras foram temas abordados durante o debate, as regras devem ser publicadas em Edital elaborado para o concurso, primeiramente só poderão participar do concurso produtores de cachaças devidamente registradas e não serão aceitas amostra que tenham sido adquiridas e ou produzidas em outros estados.
As amostras das cachaças concorrentes serão recebidas nas unidades regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, para facilitar a entrega por parte dos concorrentes das diferentes regiões do Estado. A entrega deverá ser feita presencialmente.
Os participantes com as melhores pontuações serão certificados e premiados. A comissão organizadora e julgadora será formada por técnicos especialistas da Secretaria, além de especialistas de mercado no produto representados no colegiado da Câmara Setorial da Cachaça.
A próxima reunião da Câmara Setorial da cadeia produtiva deverá trazer mais detalhes sobre o concurso e está prevista para ser realizada dia 14/04/2023 em Campinas.
A organização fica por conta da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA (Unidade Regional de Pesquisa e Desenvolvimento de Bauru), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI e Coordenação das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura
Coordenadoria de comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo