Divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil exibiu aos produtores rurais soluções inovadoras em fertilizantes com aminoácidos durante evento da Cooperativa Bom Jesus
Produtores rurais, expositores e empresários brasileiros se reuniram nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, na cidade de Lapa, no Paraná, para a 18ª edição do Dia de Campo, promovido pela Cooperativa Bom Jesus. O evento, cujo objetivo foi discutir novidades tecnológicas e tendências do setor de agronegócios, contou, pelo terceiro ano consecutivo, com a participação da Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, que apresentou ao público inovações em torno dos fertilizantes com aminoácidos.
Elementos fundamentais para o desenvolvimento de plantas saudáveis, os aminoácidos que integram o portfólio da Ajinomoto® Fertilizantes – consagrando a Ajinomoto do Brasil como líder global na produção dessas substâncias – são essenciais na eficiência da absorção e no aproveitamento de nutrientes por parte da planta, garantindo mais mobilidade desses componentes benéficos em seu interior.
Durante o Dia de Campo, a empresa apresentou pela primeira vez no Campo Experimental os resultados da linha AMINO Imune®, fertilizante organomineral de alta tecnologia e com uma mistura exclusiva de aminoácidos, que contribui para reduzir danos causados por estresses bióticos (danos causados nas plantas por agentes como o clima ou fungicidas, por exemplo), ativando rotas metabólicas de defesa das plantas e favorecendo a manutenção do potencial produtivo.
“Encontramos plantas com resistência e menos incidências de “manchas” (característica de alguns patógenos). O sucesso mostra quanto os produtos do portfólio da Ajinomoto® Fertilizantes podem contribuir no cultivo de grãos na cidade de Lapa, gerando resultados significativos para o produtor”, afirma o gerente da área técnica da Ajinomoto do Brasil, Rafael Hirano.
Parceria de anos com a Cooperativa Bom Jesus
Parceira comercial da Ajinomoto do Brasil há 10 anos, a Cooperativa Bom Jesus, uma das grandes cooperativas de alimentos da região do Paraná, destacou os benefícios do uso dos fertilizantes com os aminoácidos do portfólio da companhia. Segundo o diretor-secretário da Cooperativa, Marcelo Luis Kosinski, os produtos com aminoácidos da Ajinomoto® Fertilizantes têm sido importantes na suplementação das plantas, ação essencial para a recuperação de danos causados por efeitos climáticos.
“Graças a essa parceria, a Cooperativa Bom Jesus tem alcançado resultados importantes na produção agrícola, o que nos faz acumular experiência com o portfólio da Ajinomoto do Brasil. Esperamos que a companhia desenvolva produtos cada vez mais tecnológicos e com inovação para o setor, para podermos explorar o máximo do potencial produtivo, entregando, assim, melhores resultados ao nosso cooperado para proporcionarmos a distribuição de renda na região”, afirma.
Versatilidade do portfólio que contribui para fonte de renda
Kosinski revela planos para tornar a região mais competitiva no mercado, como a intercooperação entre a Cooperativa Bom Jesus e mais outras cinco do estado do Paraná para construir uma maltaria e fomentar o cultivo de cevada na região. O objetivo é o de produzir 240 mil toneladas de malte anualmente, gerando mais de 1.000 empregos diretos e indiretos. De acordo com o diretor-secretário, a ação tornará a parceria com a Ajinomoto do Brasil ainda mais necessária para a localidade.
“A cevada é amplamente adaptada aqui. É uma cultura bastante exigente em termos nutricionais e de manejo, com um potencial produtivo para ser explorado no Brasil em termos superiores ao trigo. O boro é um elemento extremamente exigido por essa cultura, sabemos que a Ajinomoto® Fertilizantes tem um produto capaz de aferir o boro. Além disso, precisamos de nitrogênio e podemos contar com produtos do portfólio da companhia que possuem essa substância”, finaliza.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 13 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Fonte: Assessoria