O encontro, nesta terça-feira (14/02) na sede da Agricultura, foi oportuno para que o prefeito da cidade de São Pedro do Turvo, Marco Pinheiro demonstrasse a eficácia de resultados através de instalações de biodigestores no município.
O Biodigestor é um compartimento fechado onde ocorre a decomposição de matéria orgânica, produzindo biogás e biofertilizante. Por conta do baixo custo, gerar eletricidade a partir dos resíduos da pecuária tem sido opção mais viável para pequenas e médias propriedades.
Para o secretário, as práticas do município condizem com as diretrizes da Pasta. Assim como a agricultura familiar, a secretaria está voltada, principalmente para o pequeno e médio produtor. Junqueira, também, pontuou a criação de programas que podem beneficiar o setor.
“Nós estamos com um projeto em andamento, que é o Microbacias III e isso contribuirá muito, não somente com o município, mas com toda a região”, enfatizou.
Outro tema abordado foi o recurso liberado através do programa Cidadania do Campo. Segundo o prefeito, a cidade de São Pedro do Turvo não consegue ter o acesso por conta do prazo, que já venceu. O valor seria destinado para a utilização da recuperação das estradas rurais de São Pedro do Turvo, através do Melhor Caminho.
O secretário mencionou que analisará a situação para que o município tenha o acesso e possa continuar com o desenvolvimento econômico da região.
A reunião também contou a presença de Fábio Lavagetti, assessor parlamentar e Michele Nepomuceno, assessora parlamentar do Deputado Vinícius Camarinha.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo