Nos oito primeiros dias úteis de fevereiro corrente os embarques de carne de frango in natura somaram pouco mais de 140 mil toneladas, resultado que correspondeu a uma média diária de 17.542 toneladas, volume praticamente estável não só em relação ao mês anterior, mas também a fevereiro e março do ano passado (vide gráfico abaixo, à esquerda).
À primeira vista, pois, a tendência é a de repetição do observado no mês passado, quando foi registrado recorde histórico para um mês de janeiro. Porém, ainda que isso ocorra e novo recorde mensal seja registrado, o total pode não ser tão expressivo quanto o do mês anterior. Porque fevereiro é mais curto e, de quebra, tem um Carnaval no meio.
Mantida a média diária atual, o volume de fevereiro pode chegar às 350 mil toneladas. Isto se os embarques se estenderem pelos 20 dias úteis do mês, ignorando os dois dias de Carnaval (que são de ponto facultativo). Mas, pelo comportamento de fevereiro do ano passado, também podem ficar limitados a pouco mais de 315 mil toneladas, volume que significa redução anual da ordem de 7%.
No momento, nem mesmo o preço médio alcançado – US$1.854,80/tonelada – pode ser considerado auspicioso. Pois ainda que esteja quase 7,5% acima do que foi registrado há um ano, retrocede ao menor valor dos últimos 11 meses.
Fonte: AviSite