A iniciativa teve início na última terça-feira (14/02) e foi apresentada pelo prefeito Fabiano Belentani, ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira em audiência nesta quarta-feira (15/02), na sede da Pasta.
Nesta primeira etapa, a distribuição será destinada às creches e escolas de tempo integral, tanto municipais quanto estaduais.
Ao todo, mais de 1.900 alunos serão beneficiados pelo programa. A estimativa da prefeitura de Novo Horizonte é oferecer algo em torno de 1.300 litros de leite por semana.
Para o secretário de Agricultura, a iniciativa serve como modelo de gestão e de exemplo aos demais órgãos governamentais.
“Gostaria de frisar que essa ação está de parabéns e isso é muito importante para a população e estudantes, que terão um alimento saudável e de qualidade. Também para que outras prefeituras adotem o programa como exemplo”, enfatizou Junqueira.
Com a distribuição gratuita do leite à rede pública de ensino do município, a prefeitura também levou em consideração o valor nutricional do produto.
A variedade do leite é do tipo A2A2, ou seja, possui um grande valor nutricional. Sendo indicado, principalmente, às pessoas que sofrem com desconforto gastrointestinal, decorrente do consumo de leite de vaca.
“A importância maior com essa ação é proporcionar às crianças da rede pública, um alimento de qualidade. Sendo, extremamente puro que não causa qualquer desconforto”, afirmou o prefeito Fabiano Belentani, que estava acompanhado do diretor agropecuário, Carlos Pagani Neto.
Durante a visita, que também foi acompanhado pelo secretário executivo Marcos Böttcher e pelo coordenador de Relações Institucionais, José Luís Fontes, o secretário Antonio Junqueira recebeu das mãos do prefeito de Novo Horizonte o convite para participar do 2º Encontro Regional sobre Produção de Leite A2, que vai acontecer no dia 17 de março. Neste mesmo dia, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugura no município o Cozinhalimento.
O projeto, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, promove ações de segurança alimentar e nutricional sustentáveis com a capacitação de agentes multiplicadores a partir da instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas.