Rabobank estima alta de 1% na produção brasileira de carne suína em 2023

O Rabobank estima uma alta de 1% na produção brasileira de carne suína em 2023, impulsionada pela demanda do mercado externo, segundo o analista de Proteína Animal do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, no podcast Foco no Agronegócio divulgado pelo banco na semana passada.

“A gente está vendo uma retomada nas importações da China no final de 2022. Esse cenário, na nossa visão, deve manter-se neste ano”, disse o analista.

Os custos de produção do setor, que atingiram patamares recordes em 2022 devido ao aumento nos insumos de nutrição animal, deverão continuar elevados em 2023, mas em patamares menores que no ano passado.

As exportações de carne suína brasileira devem subir cerca de 2% em volume, impulsionadas pela demanda chinesa.

“A gente acredita que, neste momento, a China deve continuar trazendo oportunidades, principalmente para o Brasil em termos de exportação, mas levantando sinais de alerta em relação à essa tendência de queda na demanda nos próximos anos”, disse Yanaguizawa, referindo-se aos investimentos chineses para elevar a produção local de carne suína.

No mercado doméstico, após um consumo per capita recorde em 2022 de 18 kg por habitante, a demanda por carne suína pode reduzir o ritmo de crescimento em 2023, diante de uma maior competitividade da carne bovina esperada para o ano.

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Rabobank estima alta de 1% na produção brasileira de carne suína em 2023

error: Conteúdo protegido!