A certificadora Fambras Halal fechou o ano de 2022 com 15% de aumento médio no volume de certificações halal, informou a empresa na segunda-feira (30).
“A Fambras Halal continua tendo forte atuação no setor alimentício e tivemos um aumento no número de clientes que atuam nos segmentos químico, lácteo, sucos, açúcar, aromas e gelatina”, disse o diretor industrial da certificadora, Dib Ahmad El Tarrass, em nota.
Segundo o executivo, os produtos com certificação halal vêm despertando o interesse de muitas pessoas, não só dos muçulmanos que os consomem por razões religiosas. Veganos e adeptos do consumo consciente já veem o produto certificado como seguro para o consumo.
“Podemos citar como exemplo o aumento no volume de comercialização de couro para curtumes. São empresas que comercializam raspas e aparas halal para as indústrias de gelatina e colágeno. Essa matéria-prima atende à exigência dos clientes por garantia e rastreabilidade em toda a cadeira fornecedora.”
De acordo com El Tarrass, a expectativa para 2023 em certificações halal de empresas brasileiras é positiva. “Fizemos ajustes operacionais no ano passado e muito planejamento para manter a nossa qualidade e credibilidade. Também estaremos presentes em eventos importantes como, por exemplo, a Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo que ocorre anualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro.”
A Fambras Halal afirma ter sido a responsável por abrir o mercado halal para o Brasil há mais de 40 anos. Esse mercado deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024, de acordo com dados do State of the Global Islamic Economy apresentados pela empresa, que continua: o Brasil é o líder mundial em exportação de frango halal, está entre os maiores exportadores de bovinos também certificados e já se destaca nas exportações de muitos outros produtos como minério de ferro, açúcar, soja, milho e algodão, entre outros.
A Fambras Halal realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para os países islâmicos.
Em meados deste mês, uma outra certificadora, a Cdial Halal, já havia anunciado balanço positivo referente ao ano passado.
Fonte: CarneTec Brasil