Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou, na noite desta quarta-feira (30/11), da entrega do Prêmio Melhores do Agronegócio. O evento, na sua 18ª edição, realizado em São Paulo, é uma promoção da revista Globo Rural.
Em sua fala, Francisco Matturro saudou os presentes, agradeceu o convite e enalteceu o evento. “Está em sua 18° edição, que é mais uma prova de sua grandeza”, comentou.
Na sequência, falou sobre alguns programas da Secretaria, destacando que o Estado de São Paulo é o único do País a ter a totalidade das propriedades rurais processadas e analisadas pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR). Necessitando do aceite do produtor, obrigatoriedade de acordo com o Código Florestal, o Secretário citou que 193 mil propriedades já estão com as reservas ambientais maiores do que exigido pela legislação.
O Secretário ainda lembrou a Lei de Regularização de Terras no Estado, contando que ela deu fim a conflitos de décadas no Pontal do Paranapanema.
Francisco Matturro também mencionou a reabertura das 537 casas de Agricultura e o Programa Rotas Rurais, parceria com a Google, que garante endereçamento digital às propriedades rurais.
O Secretário finalizou lembrando que o País registrou uma alta significativa de 10,10% no valor de produção do Agro, em 2021, destacando que, no mesmo período, São Paulo cresceu 28,64%. “Isso também é fruto do robusto investimento feito no Estado em pesquisa. Do trabalho de todos os envolvidos. E do suor do produtor”.
Sandra Boccia, diretora editorial da Editora Globo, abriu a noite destacando a importância do agronegócio, apresentando números relativos à produção no País.
Na sequência, Marcelo Pimenta, vice-presidente de Agronegócio da SERASA Experian, detalhou o trabalho que a SERASA faz para o desenvolvimento do setor.
Antes da premiação, a noite contou ainda com um painel, discutindo diversos aspectos do agro.
O Secretário Francisco Matturro entregou três dos 24 prêmios: Alimentos e Bebidas para a Camil Alimentos, Atacado e Varejo para a Agro Amazônia – Produtos Agrícolas e Aves e Suínos para a São Salvador Alimentos.
Os Melhores do Agronegócio trazem um ranking quantitativo das empresas mais destacadas do setor, analisado numa classificação qualitativa, por desempenho e gestão. Com o novo anuário, os leitores ficarão sabendo quais são as maiores empresas do agronegócio em mais de 20 segmentos – com cortes por região, por estado e por indicadores financeiros – e as melhores em cada segmento, com base em critérios técnicos de avaliação de resultados e aspectos sobre responsabilidade socioambiental.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo