DESTAQUES DO DIA

Mapa lança livro sobre produção de lúpulo no Brasil

O lúpulo é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de cerveja

Aprodução de lúpulo no Brasil, ainda é incipiente, porém já demonstra grande potencial. Em função disto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou o livro “Lúpulo no Brasil, Perspectivas e Realidades”. A publicação é resultado de estudo viabilidade técnica e econômica da produção do lúpulo no Brasil, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).

Além de fornecer informações sobre o diagnóstico da situação atual da produção no Brasil, os objetivos do material é oferecer um plano de viabilidade técnica e econômica para o plantio comercial; a estruturação da cadeia produtiva de lúpulo nos principais países produtores, considerando suas formas de organização, cultivares cultivadas, e demais aspectos técnicos e econômicos que possam trazer embasamento para o nosso cultivo. O livro também disponibiliza o Manual de Boas Práticas Agrícolas para a produção de lúpulo, visando auxiliar o desenvolvimento do produtor rural iniciante no cultivo.

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, recebeu o livro nesta segunda-feira (12). Ele destacou a importância da iniciativa para os setor produtivo que terá acesso à publicação. “O Mapa tem o papel de ver todas as cadeias produtivas do Brasil. Não só a proteína, a soja, o milho, mas outras cadeias que agora começam a despertar, e o lúpulo é um exemplo disso. As cervejarias do Brasil têm crescido muito, nossa produção de lúpulo tem de acompanhar essa necessidade que a nossa indústria tem. Por isso essa publicação é tão importante”, comemorou o ministro.

Em 2021, o Brasil produziu 12.356 toneladas de lúpulo, segundo a Aprolúpulo. O fruto é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de cerveja. É o estado do Rio de Janeiro que lidera a produção de mudas, chegando a 26.539 unidades no ano passado. Por esse motivo, o município de Teresópolis recebeu o título de Capital Nacional do Lúpulo.

Segundo o coordenador geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e Supervisor do estudo, Gabriel Assmann, o estudo sobre a viabilidade técnica e econômica da produção do lúpulo no Brasil é uma oportunidade para os agricultores familiares. “O estudo revelou que por ser uma cultura que em pequena área da propriedade consegue ter alto valor agregado, o lúpulo é uma boa oportunidade para a agricultura familiar diversificar a produção. Além disso, por os equipamentos para beneficiamento da flor serem de um valor alto, identificamos e sugerimos que, de forma cooperada, os agricultores familiares se unam para a compra desses equipamentos e criem suas próprias cooperativas com o fim de beneficiar e de vender de forma coletiva”, disse Gabriel Assmann.

“Essa publicação faz parte da estratégia de compartilhar e difundir o conhecimento gerado a partir de resultados expressivos desenvolvidos no âmbito da cooperação do IICA com a Saf/Mapa, em especial ampliação da gestão do conhecimento em temas inovadores e contemporâneos, principalmente alinhados com o governo Brasileiro. Podemos dizer que trata-se de um estudo inédito bastante aprofundado e diversificado dessa cadeia”, destacou o coordenador de Negócios e Projetos do IICA, Heithel Silva.

Curiosidades 

O nome científico do lúpulo é Humulus lupulus L. É uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de cerveja, sendo responsável pelo aroma, amargor, sabor e propriedades bacteriostáticas da bebida. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior fabricante de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. 

A produção comercial de lúpulo é focada na planta feminina, pois a masculina não apresenta os compostos de interesse em quantidades satisfatórias, servindo basicamente para o melhoramento genético. Uma muda de lúpulo é sempre um clone de sua planta mãe. Outra curiosidade é que a planta de lúpulo sempre sobe no fio em sentido horário.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Mapa lança livro sobre produção de lúpulo no Brasil

error: Conteúdo protegido!