O Brasil exportou 394 mil toneladas de carne de frango em outubro, considerando todos os produtos in natura e processados, 0,8% a menos que o embarcado no mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na quinta-feira (03).
A receita das exportações de carne de frango somou US$ 822,6 milhões, alta de 15% na comparação anual, devido ao aumento nos preços dos produtos.
De janeiro a outubro, o volume total das exportações brasileiras de carne de frango subiu 5,1% na comparação anual para 4,1 milhões de toneladas. O faturamento com as exportações foi de US$ 8,2 bilhões, 29,3% acima do registrado nos dez primeiros meses de 2021.
“A média mensal das exportações de carne de frango se mantém acima das 400 mil toneladas, em linha com as projeções da ABPA para o ano”, disse o presidente da entidade, Ricardo Santin, em nota.
“O desempenho positivo das receitas obtidas com as vendas internacionais aponta para um quadro de manutenção da demanda do mercado internacional pelo produto brasileiro.”
Os Emirados Árabes Unidos foram um dos destaques entre os principais destinos das exportações brasileiras de carne de frango no ano, com 377,3 mil toneladas, 22,9% a mais que no mesmo período do ano passado. As Filipinas aumentaram as compras em 45,6% no período, a 215 mil toneladas.
A União Europeia, com 202,1 mil toneladas de carne de frango, apresentou uma alta de 23,8% nas importações do produto brasileiro. A Coreia do Sul comprou 63,2% a mais de carne de frango brasileira que nos dez primeiros meses de 2021, a 153,3 mil toneladas.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil