DESTAQUES DO DIA

Secretário de Agricultura e Abastecimento é entrevistado no República Agro

Programa é comandado pelo Dr. Roberto Rodrigues, engenheiro agrônomo, ex-Secretário de Agricultura, ex-Ministro da Agricultura e um dos nomes mais relevantes do agro brasileiro

Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, concedeu entrevista na tarde desta segunda-feira (21/11) ao Programa República Agro, exibido pelo canal AgroMais, da Rede Bandeirantes. A programação é focada nas principais notícias e novidades do mundo do agronegócio.

Após introdução em que o Secretário saudou Roberto Rodrigues e agradeceu o convite, Francisco Matturro foi perguntado acerca da relevância do Agro para a economia paulista. O Secretário citou o crescimento expressivo de 10% do Agro Brasileiro e de 28,64% do Agro de São Paulo e ainda acrescentou que a produção agropecuária de São Paulo é a mais diversificada do país.

Francisco Matturro citou os esforços da Secretaria no processo de regularização ambiental em São Paulo. “Nosso Estado já está com 100% dos cadastros processados e analisados de cada uma das 406 mil propriedades rurais paulistas. Agora é a vez do produtor dar o aceite, seja no mutirão, ou em uma das 537 Casas de Agricultura, e receber o certificado ambiental sem nenhum custo, o que o colocará em uma situação regular perante a lei”, acrescentou Francisco Matturro.

O Secretário referiu-se à ação conjunta promovida pela Secretaria que visa convidar o produtor rural a verificar e dar o “aceite” no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em cada uma das 537 Casas de Agricultura, de acordo com o que preconiza o Código Florestal Brasileiro.

O Secretário citou também o investimento dessa gestão de R$ 102 milhões em pesquisa, para ele, uma forma de investir no futuro. Acrescentou a importância do fomento a parcerias com a iniciativa privada para pesquisa.

Francisco Matturro ainda comentou sobre o Programa Melhor Caminho, que pereniza estradas rurais dando estrutura ao produtor para o escoamento da produção agropecuária, o Programa Segurança no Campo, que disponibilizou 550 viaturas equipadas para rondas no campo aos municípios paulistas e que já demonstra resultados na redução dos índices de ocorrências de furtos na área rural.

O Secretário comentou a importância dos Institutos vinculados à APTA na garantia de um agro sustentável e inovador no Estado de São Paulo, por meio de tecnologias certificadas e que mantém altíssimo padrões de qualidade para aumento da produção, sem trazer malefícios aos ecossistemas.

Em sua finalização, Francisco Matturro ainda comentou outros Programas também importantes da Secretaria, como a parceria com a Rede ILPF, para fomento dos sistemas integrados de produção, o programa Milho+SP, parceria com a iniciativa privada para a expansão da produção do milho em São Paulo, e o Solo+Fértil, que atua auxiliando os produtores do Estado na calagem de seus solos para a produção.

Por Assessoria de Comunicação

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Secretário de Agricultura e Abastecimento é entrevistado no República Agro

error: Conteúdo protegido!