Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou nesta terça-feira (22/11) do 5º Seminário UDOP de Inovações e da entrega do 2° Prêmio UDOP-Embrapa de Boas Práticas Ambientais, em Araçatuba. O evento se estende até quarta-feira (23/11), trazendo as principais novidades voltadas ao aumento da produtividade e competitividade do setor de bioenergia.
O seminário, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), conta com 60 painéis, 100 horas de conteúdo, 200 palestrantes, moderadores e debatedores, divididos em 10 salas temáticas e um painel magno.
A participação de Francisco Matturro foi na abertura do “Painel Magno Bioenergia: Nossa Contribuição Para o Futuro Sustentável”, que contou também com Itamar Borges, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista na Assembleia Legislativa, Ana Paula Contador Packer, Chefe Geral – Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, pesquisador sênior Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Mazzei, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, e Hugo Cagno Filho, Presidente da UDOP.
Durante a sua participação no painel, o Secretário saudou os presentes e agradeceu o convite para participar do evento. Na sequência, recordou o trabalho realizado na Secretaria na regularização ambiental, citando que São Paulo é o único Estado do País a ter todas as propriedades rurais processadas e analisadas pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O Secretário também mencionou o Rotas Rurais, que garante endereçamento digital às propriedades rurais. Destacou, ainda, o Melhor Caminho, programa que pereniza estradas rurais, e o maior investimento em pesquisas com recursos do Tesouro do Estado.
O Secretário finalizou enaltecendo a regularização de terras no Pontal do Paranapanema, recordando o trabalho feito por Itamar Borges na Assembleia Legislativa para a sanção da Lei que acabou conhecida como Lei da Paz.
Itamar Borges disse que a UDOP promove, com o encontro, a integração do setor, mostrando o que há de inovação em relação à bioenergia. O deputado ainda parabenizou o trabalho que está sendo feito na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Hugo Cagno Filho destacou a grandeza do seminário, dizendo que nesse dois dias, Araçatuba passa a ser a capital nacional da bioenergia. Ana Paula Contador Packer recordou a importância do tema sustentabilidade, dizendo que está cada vez mais pujante, e que, por isso, é essencial discutir sobre bioenergia. Marcelo Mazzei, representando o prefeito Dilador Borges, elogiou o trabalho realizado pela UDOP. Marcelo Morandi parabenizou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo investimento feito em pesquisas.
Francisco Matturro ainda disse que o seminário é um evento de fundamental importância. “A UDOP promove uma grande troca de informações com o produtor sobre o que há de mais novo no setor”, concluiu.
Por Assessoria de Comunicação
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo