A oficina reuniu representantes dos órgãos de defesa agropecuária de todo o Brasil, de universidades, de instituições de pesquisa, de extensão rural e de conselhos de classe
Com objetivo de promover, por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados, o Serviço de Educação Sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, em Brasília, a 1ª Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Enagro, no Youtube.
Dividida em grupos técnicos, a oficina reuniu representantes dos órgãos de defesa agropecuária de todo o Brasil, de universidades, de instituições de pesquisa, de extensão rural e de conselhos de classe para a criação da estrutura organizacional, do planejamento estratégico e do sistema de gestão do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa).
“Através das discussões promovidas, foi possível a construção de um conhecimento muito rico, contendo os avanços, desafios, propostas de melhoria, ações a serem realizadas, assim como definição de alguns indicadores, prazo e responsáveis para a concretização da construção do Proesa”, destacou a chefe do Serviço de Educação Sanitária, Juliana Moreira.
A programação da oficina incluiu a exposição de relatos de experiências em educação sanitária das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Também foram abordadas a harmonização de conceitos e ideias sobre educação sanitária; a importância da participação colaborativa interagências para fomento e execução da educação em defesa agropecuária; e as principais linhas de atuação e prioridades do Proesa.
Para o professor Clóvis Improta, colaborador em cursos de pós-graduação, “a oficina contribuiu para a construção de uma nova visão dos trabalhos de Educação e Comunicação no âmbito da Defesa Agropecuária, a partir de um processo dialógico entre os participantes, com cada um contribuindo para um saber maior e melhor, com base em suas realidades vividas”.
O evento que teve o formato híbrido, nas modalidades presencial e remota, buscou realizar atividades de interação entre aqueles que estavam remotamente com os que estavam presencialmente para o estabelecimento de uma rede nacional de colaboração interagências.
“O que nos surpreendeu no módulo remoto foi a participação ativa de todo o Brasil. As dinâmicas realizadas online também foram muito produtivas e positivas para a interação de todos”, relata a médica veterinária Valéria Tommaso Gentil, do Instituto Pasteur de SP, responsável pela moderação na modalidade remota.
O evento está gravado no canal do Youtube da Enagro nos links:
1º dia: https://www.youtube.com/watch?v=PUdhI-G9ag4&t=20s (manhã) e https://www.youtube.com/watch?v=zeOOYWcwFC0 (tarde)
2º dia: https://www.youtube.com/watch?v=AJPW4CZCnL8
3º dia: https://www.youtube.com/watch?v=rJ5OhLVMm6g
Fonte: MAPA