DESTAQUES DO DIA

Entre os grandes exportadores, Tailândia e Brasil são os que têm a avicultura mais dependente do mercado externo

Dados do recém-lançado Food Outlook da FAO apontam que em 2022 a produção mundial de carne de frango deve girar em torno dos 138 milhões de toneladas, das quais pouco mais de 16 milhões de toneladas) estarão sendo exportadas , o que representa perto de 12% do total mundial. Mas, entre os cinco maiores exportadores, em dois deles – Tailândia e Brasil – a relação exportação/produção própria se encontra muito acima dessa média.

A avicultura mais dependente das exportações de carne de frango é a da Tailândia. Sua produção corresponde a menos de 1,5% do total mundial, mas suas exportações respondem por quase 8% do volume total exportável. Ou seja: exporta quase 70% do que produz.

O Brasil – colocado, mundialmente, como primeiro exportador e terceiro maior produtor – deve responder por quase 11% da produção prevista. Como, porém, atende perto de 30% das exportações totais, suas vendas externas representam 31,5% do total produzido internamente.

Nos EUA e União Europeia o volume exportável em relação à produção própria é praticamente similar, em torno dos 16%. Um índice que cai significativamente entre os demais exportadores e, principalmente, na China. Que mesmo estando entre os cinco maiores exportadores mundiais, envia para o mercado externo pouco mais de 3% de sua produção, a maior do mundo pelos dados da FAO.

Fonte: AviSite

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Entre os grandes exportadores, Tailândia e Brasil são os que têm a avicultura mais dependente do mercado externo

error: Conteúdo protegido!